"MENTES CRIATIVAS SÃO CONHECIDAS POR RESISTIREM A TODO TIPO DE MAUS TRATOS."
SIGMUND FREUD

domingo, 22 de novembro de 2009

BLOQUEIOS DE CONTATO ENCONTRADOS NO FILME "CLICK" COM ADAM SANDLER - UMA VISÃO GESTÁLTICA


Michael Newman (Adam Sandler) é casado com Donna (Kate Beckinsale), com quem tem um casal de filhos maravilhosos, Ben e Samantha. Só que ele não tem oportunidade de vê-los com freqüência, pois tem ficado constantemente até mais tarde no escritório de arquitetura em que trabalha, na esperança de que seu chefe reconheça algum dia sua contribuição valiosa e lhe ofereça sociedade na firma. Quando tiver uma vida mais confortável garantida, aí sim ele poderá dar toda a atenção à mulher e aos filhos. Pelo menos, isso é o que ele vive dizendo para si mesmo.
Depois de passar uma noite em claro trabalhando, Michael está exausto e se frustra, quando não consegue nem descobrir qual dos seus muitos controles remotos liga a televisão. Ele decide, então, comprar um controle universal perfeito para operar todos os seus equipamentos eletrônicos e acaba nos fundos de uma loja chamada Cama, Banho & Além, onde um suposto funcionário, chamado Morty, lhe dá um controle remoto único, com a garantia de que este irá mudar a sua vida. Logo, Michael se torna o mestre do seu próprio universo, controlando todos os seus aparelhos ao apertar de um único botão. Mas o controle remoto possui outras funções mais surpreendentes. Ele é capaz de abafar o som dos latidos de Sundance, o cachorro da família — e, ainda mais espantoso, adiantar o tempo, poupando-o de uma discussão chata com sua mulher ou do jantar com os pais.
O problema é que o controle começa a programar Michael. Baseado em suas preferências anteriores, ele prevê os acontecimentos que ele gostaria de viver e as que o arquiteto preferiria deixar de lado. Só que, com isso, ele começa a pular grandes trechos de sua vida, até o dia em que finalmente se torna sócio da empresa, mas volta para casa e encontra sua família irremediavelmente distanciada dele.
A Gestalt nos diz que, somos os contatos que fazemos, e que, nossa verdadeira existência é depender do relacionamento. Esse contato é feito através do self, que é na verdade, um processo pessoal, uma maneira de reagir num certo momento diante de certas circunstâncias. Durante todo o filme podemos observar algumas situações em que Michael tem dificuldade em estabelecer esse contato, o que a Gestalt vem a chamar de BLOQUEIOS DE CONTATO.
O primeiro bloqueio que podemos notar é o de FIXAÇÃO, processo pelo qual a pessoa se apega excessivamente as pessoas, idéias ou coisas, temendo surpresas diante do novo e da realidade. Esse bloqueio é evidente a partir do momento em que nosso personagem se fixa na idéia de ser sócio da empresa de arquitetura em que trabalha, para conseguir o que deseja ele está disposto a tudo, até mesmo deixar sua família em segundo plano, e se torna mais perceptível quando observamos que ele não suporta o fato de que ele não é o preferido do chefe, que dá uma oportunidade a outro colega, para um cargo que ele cobiçava a muito.
Outro tipo de bloqueio que pode ser percebido é o de DESSENSIBILIZAÇÃO, processo em que a pessoa se sente entorpecida, fria diante de um contato, com dificuldade de para se estimular, e sente uma diminuição sensorial do corpo e perdendo o interesse por sensações novas e mais intensas. Quando nosso herói se vê diante da sua bela esposa na cama e tenta uma aproximação intima, ela propõe uma sessão de massagem com o intuito de se estimularem antes da relação sexual, ele prefere desistir da ação a fazer a massagem na esposa, tentando assim evitar o contato, no filme ele faz uso do seu poderoso controle remoto para pular toda a parte indesejada e ir direto ao ponto por ele desejado, sem se importar com os sentimentos e desejos de sua própria mulher, demonstrando frieza, uma das características do processo de dessensibilização.
A INTROJEÇÃO é outro processo identificável, quando Michael acha que tem ser como outros companheiros do trabalho, como seu chefe, por exemplo, buscando prestígio, poder e roupas caras, ele passa a ter dificuldade em aceitar seu carro, sua casa e começa a internalizar valores alheios, e a se apropriar dos desejos e valores das pessoas do meio onde vive, deixando de dar ouvidos a sua família e da sua esposa que lhe pede para passar mais tempo em casa. Lembrando que este processo se caracteriza principalmente pela obediência a opiniões arbitrárias, normas e valores alheios.
A PROJEÇÃO caracteriza-se pela dificuldade do indivíduo tem de identificar o que é seu e atribui a terceiros a responsabilidades pelos seus erros e fracassos, Michel se encaixa perfeitamente nesse quadro quando coloca a culpa das conseqüências das suas escolhas no seu controle remoto e não aceita quando Morty lhe diz que tudo foi opção dele.
E por fim podemos notar o processo de PROFLEXÃO, quando nosso herói se nega a aceitar seus pais da maneira que são, pois os acha muito inconvenientes, e a amiga de sua esposa, Janine, também sofre nas mãos de Michel que não aceita seu modo de ser. Lembrando que esse é o processo que a pessoa deseja que os outros sejam como ele.
Poderíamos aqui apontar algumas outras situações em que os bloqueios de contato se fazem presentes, entretanto o mais importante é lembrarmos que todos esses bloqueios podem ser superados através da Gestalt-terapia, e que o ser humano é um ser social, ou seja, um ser de contato e ignorar isso é ignorar a nossa própria existência. Nos não temos a possibilidade de rebobinar o filme da nossa existência, como na ficção, mas podemos mudar nossas atitudes no presente, e preparar assim nosso futuro da melhor maneira quanto possível, nos abrindo para a dialética e a convivência sem preconceitos ou a prioris. Fica então este desafio. Viver intensamente os detalhes. Uma boa conversa com o vizinho. Um papo com um amigo que não víamos a um bom tempo. Um sorriso, um olhar. E assim a vida vai ganhando cor e um mundo novo vai se desenhando a nossa frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário